Quilombo do Igarapé Preto lança site

Kid Reis

Writer & Blogger

Desde o dia 26 de janeiro de 2023 está na rede mundial de computadores o site da Comunidade Quilombola do Igarapé Preto, localizada em Oeiras do Pará, no Estado Pará.  Para conhecer a experiência do Projeto “Inovação Territorial para Jovens e Adultos da Comunidade Quilombola do Igarapé Preto”, basta clicar no link https://pitquilomboigarapepreto.com.br. O Projeto é alicerçado no tripé de ensino, pesquisa e extensão e é fruto de uma parceria entre a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectec) e a Comunidade Quilombola do Igarapé Preto.

O site foi desenvolvido pelas equipes interdisciplinares do Projeto que atuam em três núcleos: Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local, Infraestrutura e Qualidade de Vida e o  de Tecnologia e Informação. Este núcleo trabalhou na construção do instrumento de inclusão digital e de democratização horizontal das informações sobre a comunidade para a sociedade. A ferramenta foi apresentada por Wagner da Silva Alves, discente do curso da Faculdade Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz).

Para o futuro arquiteto e urbanista, o projeto desenvolve competências nos jovens e adultos por meio de oficinas de aprendizagem social e cursos de capacitação e de gestão, além de estimular a troca de conhecimentos e saberes locais, contribuindo com a inclusão social das famílias que desenvolvem as suas práticas culturais e agroalimentares no território, assinalou Wagner.

Segundo ele, com esta participação social entre a comunidade e as equipes interdisciplinares do Projeto, o site promove uma visibilidade inovadora para o empreendedorismo de negócios relacionados às práticas culturais agroalimentares e de hospitalidade, apoiando as iniciativas de fabricação artesanais e comercializáveis do território quilombola para a geração de emprego renda na comunidade, finalizou.

Texto: Kid Reis – Foto: Bernardino Silva Junior.

Pular para o conteúdo